Blog

Gestão de marca se aplica ao pequeno e médio negócio?

06 / fev / 2018

A reposta é sim! E vamos explicar. A todo o momento estamos nos comunicando com o mundo a nossa volta. Nossas atitudes e ações, nosso comportamento, nossa maneira de vestir, nosso corte de cabelo. Vários elementos que juntos compõem a percepção das pessoas a nosso respeito. Da mesma maneira acontece com as marcas e produtos com os quais nos relacionamos. Cores, formas, texturas, cheiros. Tudo isso, em conjunto,comunicam inconscientemente mensagens para o público consumidor. 

Ao falarmos de marcas, nosso cérebro logo puxa à memória as mais conhecidas e lembradas como Coca-Cola, Skol, Nike, entre tantas outras; ou mesmo marcas de produtos que se tornaram referência no seguimento como OMO, Bombril. São empresas gigantes que atuam estrategicamente em gestão de marcas. Porém, esses exemplos ficam um pouco distante da realidade do pequeno e médio empresário, ou até mesmo do profissional liberal, criando uma barreira falsa de impossibilidade de construir uma marca forte para pequenos negócios.

Quando o empreendedor entende que sua marca é um ativo de valor que determina a estratégia do seu negócio, ele dá início a uma série de mudanças drásticas e profundas na sua empresa, alterando pra sempre sua percepção e de seus colaboradores sobre a importância de cuidar bem da marca. Uma gestão coerente tem o poder de fazer com que o pequeno e médio negócio fortaleça sua imagem, distanciando-se das escolhas apenas por preço. Comunicar valores passa a ser fundamental e pode ser aplicado com baixo custo, desde a decoração e fachada, embalagens, uniformes da equipe, materiais publicitários até a comunicação nas redes sociais. Tudo, absolutamente tudo conta.

voltar