Blog

Sua marca precisa fazer sentido.

04 / maio / 2018

Brand Sense.  Ative os 5 sentidos da sua marca.

“Diga-me e eu esquecerei; Mostre-me e talvez eu lembre; Envolva-me e eu vou entender.”Benjamim Fraklin

Esta poderosa frase abre nossa reflexão do que podemos fazer pra tornar nossa marca uma experiência sensorial. Imaginemos que somos um gravador. Um DVD consegue gravar apenas em dois canais, áudio e vídeo. Já nós, conseguimos gravar em cinco. Gravamos em imagem, som, olfato, tato e paladar. O brand sense oferece a oportunidade de construir e gerir uma marca baseado nestes sentidos, trabalhando com o máximo possível sensações, criando um envolvimento emocional e direto com seu público. Estas sensações não só fazem com que seu cliente entenda seu propósito, como estabeleça uma conexão com sua marca. Cada sentido pode ser explorado de uma forma particular em cada tipo de negócio. A seguir darei alguns exemplos de como podemos colocar isso em prática.

Visão

Pesquisas estimam que 80% das impressões que formamos quando nos comunicamos com outras pessoas são não verbais. A frase “a primeira impressão é a que fica” é uma verdade absoluta quando falamos em gestão de marca. Será muito mais custoso e difícil desconstruir uma imagem negativa. Por isso, comece já a cuidar com carinho da identidade visual da sua empresa.

Olfato

Quem nunca sentiu o aroma de um perfume e foi transportado a um tempo ou a um lugar distante? O cheiro tem o poder de marcar uma história e, pode, com certeza, ajudar a marcar sua imagem na mente de seus clientes.  Um dos cases mais conhecidos é a rede de lojas Carmen Steffans, que criou um cheiro especifico para marca. Vendem as essências e, quando você compra algo, ganha de presente uma sacola que perfuma todo ambiente, ou seja, você leva consigo um pouquinho da marca pra casa.

Tato

Não menospreze o poder do tato. Texturas podem não só atrair como quase tangibilizar a personalidade da marca. Imagine que podemos usar uma textura áspera em uma embalagem para representar uma produto rústico. Ou uma textura macia para demonstrar carinho e cuidado. O tato pode dar a oportunidade do seu cliente tocar sua marca.

Paladar

Este é um sentido que usamos a nosso favor aqui na R>Costa. Costumamos receber nossos clientes com um cafézinho passado na hora. Percebemos que uma reunião com comidinhas fresquinhas tornam o momento mais agradável e produtivo, tanto para a gente que recebe, quanto para o cliente, que se sente bem acolhido. No final, alguns ainda levam nossos cupcakes pra casa, levando nossa marca pro lugar mais importante: sua memória afetiva.

Audição

Conseguimos saber só pelo toque do celular a marca do aparelho. Isso prova o quanto a audição é poderosa para identificar uma marca. Sua empresa pode ter um jingle, uma trilha para ser tocada no pdv ou até mesmo um logoton, uma melodia curta e simples que quando usada da maneira correta identificará sua marca sem a necessidade de expor a imagem.

Claro que cada empresa, dependendo do segmento poderá ativar mais ou menos sentidos. Mas é importante avaliar criteriosamente a possibilidade de ganho na percepção da marca, por isso, a avaliação profissional é imprescindível.

voltar