Blog

Você consegue descrever seu público?

18 / jan / 2018

Não é raro ouvirmos de empreendedores a frase “meu público-alvo é todo mundo.” Essa afirmação faz com que levantemos um questionamento. Você realmente conhece seus clientes? Pense um pouco, todo mundo realmente precisa ou desejaria seu produto ou o seu serviço? Uma coisa é certa, conhecer seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

O público de uma empresa nada mais é que um grupo de pessoas com algo em comum. Pode ser gênero, idade, profissão ou outros tantos fatores que representem uma comunidade. Compreender bem o perfil do seu cliente fará você desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas e, consequentemente, ajudará sua marca a estabelecer uma comunicação eficiente. Para isso, é importante analisar problemas, dúvidas e as necessidades do seu target. Dessa forma fica muito mais simples abordá-lo e oferecer algo que realmente fará diferença na sua vida.

O mais importante sempre é falar pra quem você realmente deseja. Todo negócio bem-sucedido tem uma base forte que nada mais é que o elo entre empresa e cliente. Essa troca deve ser transparente e eficaz pois serão seus clientes que levantarão sua bandeira, avaliando sua marca nas redes e indicando seus produtos para seus círculos sociais. Por isso, comunicar-se bem é vital!

E como faço para conhecer melhor meu público?

Comece questionando seus clientes!

Ouça o que eles tem a dizer e tente entender porque eles consomem o seu produto.

Só assim você compreenderá o seu comportamento e reduzirá as chances de errar na definição de seu target. Serão informações reais que o ajudarão a entendê-los.

Algumas perguntas são importantes para você tentar entender seu cliente. O que leva você a comprar o produto? Qual o objetivo? Como você nos conheceu?

Quais sua expectativa ao consumir?

Outra maneira de entender um pouco mais seu público é estudar muito sobre o seu segmento de mercado. Essa também á uma ótima forma de obter informações que seriam difíceis apenas questionando os seus clientes. São dados extremamente importantes para que você crie conteúdos relevantes e fique antenado aos cenários que mudam constantemente.

Outro ponto importante é entender que o seu público-alvo pode mudar ao longo do tempo. O comportamento de seus clientes pode mudar e as inovações tecnológicas podem criar novos desejos e necessidades.

Por isso, busque se atualizar para saber quem são ou quem você quer que seja seu cliente. E, talvez a dica mais importante: seja coerente. Não tente empurrar algo para alguém que não precise ou criar falsas expectativas. Uma relação forte e duradoura só pode ser construída sobre verdades.

voltar