A Ventus CrossFit é a primeira academia do Sul de Santa Catarina afiliada ao CrossFit Internacional. O nome faz alusão a carreira esportiva de um de seus sócios, o velejador olímpico Bruno Fontes que já participou de três olimpíadas. Apesar do pioneirismo e dedicação da equipe terem ajudado na construção de uma imagem de box de ponta, preocupada em alta performance, a marca antiga não tinha em seu DNA os atributos presentes na idealização do projeto.
Só após as reuniões de imersão, entrevistas com os treinadores, pesquisa de percepção de marca com os clientes, desenvolvimento de canvas e definição das diretrizes do projeto começamos a desenvolver uma identidade visual coerente com os dados colhidos. A intenção era liberar o potencial latente dentro de sua imagem, reativando a energia emocional da marca. Foi preciso pensar design também para reestruturar a experiência que seus clientes tinham com a Ventus. Por isso, participamos ativamente no projeto arquitetônico do box. Era preciso elementos que ajudassem a contar a história do box. Só assim a marca conseguiria escapar da monotonia do mercado.
Mais que contar uma história, o signo da marca deve fazer sentido. Por isso, fomos atrás de uma simbologia forte o suficiente para transmitir os valores presentes na marca. A Ventus é única e sua identidade deve surgir da sua personalidade e das suas forças. O símbolo sintetiza valores identificados na personalidade da marca Ventus. Ela é heróica, destemida e desafiadora. Além disso, precisa demonstrar sentimento de unidade. Há séculos figuras de animais são usadas para sintetizar bravura, força e coragem. Na brasonagem medieval silhuetas de animais eram usadas constantemente para marcar grupos de guerreiros.